Pular para o conteúdo principal

Season of the Witch

B"H

Olá pessoas!
Desculpem o tempo sem postagens, mas as coisas estão bastante difíceis pra mim. Então tenham paciência.
Finalmente assisti "Season of the Witch" ("Caça às Bruxas" em português, que não tem pn com o título em inglês). Posterguei o quanto pude porque a sinopse já me dizia que eu não iria gostar, e não gostei mesmo. Então vamos aos fatos:

Estamos no século 14 ao lado de Behmen (Nicolas Cage), que é um cavaleiro medieval lutando nas Cruzadas. Ele vê e promove toda a "fé e amor cristãos" que a "santa, amada, amorosa e piedosa Igreja" quer levar aos pobres desgraçados "perdidos e hereges" que estão dominando a Terra Santa. (É tanta piedade que eu chorei nesta parte do filme.) A responsabilidade de Behmen é destruir o corpo dos hereges e infiéis, na intenção "imaculada" de que, ao se arrependerem os hereges e infiéis, suas almas sejam libertas da "danação eterna". E Behmen é muito eloqüente em demonstrar todo esse "amor cristão" até que chega a brilhante conclusão de que talvez, só talvez, ele não esteja fazendo o que a Deus quer, mas o que a Igreja quer. E talvez, só talvez (olha como o menino é ousado O.O), a vontade da Igreja não seja a vontade de Deus. (Eu fiquei estarrecido quando o vi chegado a essa conclusão) Isto posto, ele e seu amigo Felson (Ron Perlman) resolvem desertar e retornar à Europa. O que encontram? Peste Negra. E qual é a resposta "brilhante" que a Igreja dá? Bruxaria. Sim, esse é o tema do filme (óbvio pelo título) e já começa nos mostrando a que veio na primeira cena do filme. Inclusive é de um "amor cristão" que nos leva às lágrimas. É tanta "piedade e santidade" que é difícil não se sentir um monstro por não ser capaz de demonstrar tanto "amor" como eles. Ao encontrarem uma cidade, os dois desertores perversos, que desistiram de promover a "caridade cristã" (que feio! ò.Ó) são descobertos e presos. Mas ai entra a figura do Cardeal, um homem "bom, puro, de alma e intenções santas" que está contaminado pela peste, e que oferece uma salvação aos nossos heróis: conduzir jovem bruxa (Claire Foy) a um monastério, onde será julgada pela prática de bruxaria e por ter confessado que conjurou a peste das profundezas do inferno com a ajuda do Demônio (coisa feia de se fazer pra gente tão "santa" como aquela. tststs Coisa feia! ò.Ó) Mas o nosso herói ainda não está com o coração puro e liberto da "heresia" de achar que a vontade da Igreja não é a vontade de Deus, e por isso não aceita de imediato a missão. Mas as coisas se complicam quando ele acaba sentindo alguma piedade pela bruxa maldita, achando que talvez ela seja uma menina pobre e indefesa cruelmente machucada pela "Santa e Amada Igreja". No afã de tentar ajudar a garota o nobre cavalheiro decide liderar a comitiva que vai levá-la ao monastério. Começa assim a viagem que irá mudar o curso da humanidade e que fará o nosso nobre cavalheiro voltar ao ceio amado da fé cristã, a "Santa e Amada Igreja". (owm... é de chorar T.T)

O que eu achei:
Se ainda não ficou claro pra você o que eu achei do filme, e digo isso porque sei que não é fácil entender minhas ironias, pelo que eu as coloquei entre aspas (na intenção de ajudar), eu odiei o filme. Serei breve porque minha intenção não é ofender a fé de ninguém.
O filme é um lixo completo porque, dentre outras coisas, conta com a atuação desenxabida do Nicolas Cage (alguém precisa avisar ao cara que ele perdeu a graça há alguns anos). Não dá pra engolir um cavalheiro medieval que tem o mesmo jeito, a mesma cara e a mesma simpatia do Motoqueiro Fantasma (que por sinal eu gostei). Os efeitos especiais tem um toque meio retrô, e isso não é nem de longe um elogio. A história parece, só nos primeiros cinco minutos, que vai tomar um rumo diferente do que se espera normalmente de um filme como esse, mas só parece, não toma não. No fundo esse filme é um grande folheto pró Igreja Católica ao dizer que ela estava errada quando empreendeu as Cruzadas e caçou as Bruxas na "Santa, Amada e Piedosa Inquisição" que espalhou no Mundo o "Amor e a Caridade Cristãos", (foi uma época "linda"! - suspiros) mas nem tanto. E esse papinho de "errada mas nem tanto" só serve pra uma coisa, acariciar o ego ferido de Igreja que, a despeito de todas as furiosas tentativas, não conseguiu espalhar sua fé pelo Mundo todo (estão perdendo de lavada para o Islã), nem acabar com as crenças "pagãs" européias, nem MUITO MENOS acabar com nós judeus (e isso é o que mais dói neles). E não adianta vir com esse papinho de que eles pediram desculpa, de que o João Paulo II foi lá em Israel e beijou o chão, e blá blá blá. Eu vou torturar a sua família toda, matá-los depois, inclusive seus bebês e filhos pequenos, vou criar métodos de tortura que nem mesmo as civilizações antigas foram capazes de imaginar e depois vou te pedir perdão. Só isso. Ah..., mas se você não me perdoar é porque você é perverso, sem Deus, imoral e ganancioso. A culpa é sua, seu MONSTRO! (coisa feia não perdoar os outros, afinal é isso o que a Igreja prega.)
VEJAM BEM QUE EU NÃO ESTOU FALANDO DA FÉ DE NINGUÉM, ESTOU FALANDO DE UMA INSTITUIÇÃO CRIMINOSA, PERVERSA E SANGUINOLENTA QUE PERSEGUIU E MATOU DEZENAS DA MINHA PRÓPRIA FAMÍLIA PELO SIMPLES FATO DE SEREM JUDEUS.
Então, me faça um favor, se você ficou ofendido VÁ CHUPAR UM PARAFUSO PRA VER SE VIRA PREGO. Grato!

Comentários

  1. Compartilhei no Facebook! Corajosa, fantasticamente bem escrita e, como vc disse, independentemente de crenças, excelente para uma reflexão histórica e jornalística! Seu final me lembrou minha idiche mommys... Estherzinha - se eu tivesse ido chupar todos os pregos que ela me mandou (pq não falava palavrões)... eu já seria buuuuuucha! rsrsrsrs #RF #RT

    ResponderExcluir

Postar um comentário

B"H
Obrigado por comentar. O mais breve possível sua mensagem será incorporada ao blog.

Postagens mais visitadas deste blog

O Adeus ao Professor Mario Martelotta

B"H Faleceu na noite de ontem um dos mais importantes linguístas do Brasil, o Prof ° Dr° Mario Eduardo Toscano Martelotta. Termina então a luta ferrenha que o professor vinha travando contra um linfoma já há alguns meses. Martelotta não foi apenas um professor de linguística brilhante, pesquisador exemplar e amigo querido, foi o responsável por dezenas, se não centenas, de jovem graduandos que se apaixonaram por linguística, dentre os quais se inclui este que vos fala. Martellota vai deixar uma lacuna dolorosa no corpo docente da Faculdade de Letras da UFRJ, seu habitat natural e onde montou sua história acadêmica. Deixa atrás de si um sem número de publicações importantíssimas na área da linguística, amigos devotados, alunos apaixonados e familiares queridos. Sem medo de cair no clichê, Martelotta entra agora para o hall dos imortalizados por seu trabalho, dedicação e amor, características com as quais sempre tratou sua profissão. A Equipe Mapittom entristece-se e solidaris

Eu odeio o Superman

B"H  Olá galera viciada em quadrinhos (digo isso porque nem todo nerd é)! Resolvi escrever esse manifesto anti-Superman por algum motivo que não me lembro... Em fim... EU ODEIO O SUPERMAN!!! Vários são os motivos pra isso mas acho que não é tolice dizer que ele me lembra os bullies do colégio. Ele se sente o bom, o gostoso, o inteligente, o sábio, etc... Ele não é nada além de alguns quilos de carne criptoniana. Ele não seria nada sem o nosso Sol amarelo e quentinho (eufemismo é ótimo) pra lhe dar alguns poderes. Além disso ele se acha melhor do que todo mundo. Inclusive eu o culpo por Lex Lutor ser um psicopata/sociopata. Ele é um imbecil que olha todo mundo de cima (literalmente, porque tem essa mania besta de ficar voando por ai). Eu prefiro muito mais o Batman. Claro! Ele sabe que é doido, (e ele é mesmo) e não se sente culpado nunca. Ele é sociopata mas sente orgulho disso. Não tem nenhum dom especial além de ser um nerd completo e absoluto que quer que o mundo se ex

Um rápido olhar em "Entrevista com o Vampiro"

B"H Olá galera fiel que curte o Mapittom!!! Estive por um tempo pensando o que deveria escrever para esse post que é o centésimo do blog (incluindo as páginas). Realmente não conseguia pensar em nada e não escrevi nada até agora. Estes três últimos dias me iluminaram para um assunto que poderia fazer jus a esse número. Vampiros!!! Na verdade este é um assunto que fascina tanto a mim quanto a Mikhaella, mas quase não foi abordado ainda. O que farei aqui é uma resenha unindo livro e filme. Na verdade é bastante difícil descrever este texto porque não é nem uma resenha tradicional nem um ensaio. Vejamos o que sai! Minha vontade de escrever sobre Entrevista com o Vampiro  surgiu há três dias quando comecei a lê-lo. Eu sempre conheci a história das Crônicas Vampirescas de Anne Rice e já tinha visto o filme algumas vezes. Confesso que apesar de as histórias de vampiros normalmente me fascinarem eu nunca tinha tido muito entusiasmo para ler a série. Protelei algum tempo até que