Pular para o conteúdo principal

Um rápido olhar em "O Ladrão de Corpos"

B"H


Olá pessoas!
Achei que nunca fosse conseguir postar essa resenha mas aqui estou eu. É frustrante quando você demora meses pra conseguir ler as cinco primeiras páginas de um livro simplesmente porque não encontra tempo pra isso. Vejam, não é descaso com o blog nem com vocês, o fato é que estudar e manter um blog como esse funcionando é uma tarefa um pouco complicada pra mim. Enfim, vou parar de choradeira e começar logo a análise do livro.

Estamos em 1991 em Nova Orleans, novamente na companhia de nosso velho amigo Lestat de Lioncourt algum tempo depois dos terríveis acontecimentos narrados em A Rainha dos Condenados. Neste livro, Lestat é novamente o narrador que já passou por todas as experiências que serão descritas e está rememorando tudo com um novo toque de nostalgia. Na verdade ele faz questão de dizer que este livro é muito auto centrado (acreditem, muito mais do que o próprio O Vampito Lestat) e que em momento algum a ordem e a existência do mundo serão ameaçadas (como foi em A Rainha dos Condenados) nem mesmo os enigmas e charadas da existência sobrenatural com seu frustrante desfecho obscuro e sem respostas. Nada disso, esse é um livro sobre a tragédia pessoal de Lestat. As ordas de vampiros que povoaram o último livro não serão personagens deste, os antigos e os Filhos dos Milênios não aparecerão se não em flashes muito rápidos. Na verdade o livro trata sobretudo de três personagens: Lestat, David Talbot (o chefe da Talamasca que se torna amigo e confidente de Lestat ao final de A Rainha dos Condenados) e Raglan James. Lestat está novamente sozinho após terem se retirado um a um todos os vampiros que habitaram por um tempo a Ilha da Noite (uma ilha criada por Armand no final de A Rainha dos Condenados para servir de refúgio a confraria dos sugadores de sangue que restaram). Ainda consumido por sua obsessão amorosa por David Talbot, Lestat começa a ser perseguido por um humano que se atreve a chegar perto do vampiro o suficiente para lhe entregar três envelopes com obras literárias impressas em papel vulgar. É um rapaz muito bonito, de mais ou menos 26 anos, 1,90m de altura, corpo musculoso e moreno com lindos cabelos cacheados. Pra quem conhece um pouquinho nosso vampiro preferido não é espanto nem novidade que Lestat fica imediatamente interessado pelo rapaz. Contudo algumas coisas são estranhas: o sujeito parece ser muito desengonçado, tem uma voz não compatível com o corpo e com a idade e sobretudo consegue encontrar Lestat onde quer que este esteja, mas apesar disso é imune as investidas psíquicas do vampiro que, apesar de todo o esforço, não consegue localizá-lo. Lestat logo descobre que o homem é na verdade um Ladrão de Corpos, capaz de expulsar as almas dos corpos que ocupam e tomar o seu lugar. Esse sujeito faz uma proposta muito simples: pelo módico preço de 20 milhões de dólares ele oferece a Lestat uma semana no corpo mortal belo e desejável que está ocupando no momento (e que já havia sido roubado de um terceiro) enquanto ele percorre o mundo com o corpo imortal e indestrutível do vampiro. O que para nós parece absurdo aos olhos de Lestat, sedento por conhecer novamente o que é estar vivo, parece uma chance única de experimentar os prazeres de ser humano novamente. Advertido contra esta loucura por Talbot e Louis, Lestat concorda em trocar o corpo por uma noite, um dia e uma noite novamente mas é covardemente traído pelo Ladrão de Corpos (oh, jura?! Eu nem desconfiava. ¬¬' Vampiro burro!) que foge deixando o agora humano Lestat preso em um corpo absolutamente frágil e sozinho. Lestat então precisa encontrar uma maneira de recuperar seu corpo antes que os Filhos dos Milênios o destruam.

Bem, esse é um livro muito singular se comparado com os três primeiros da série. Uma de suas características mais marcantes é o caráter onírico de sua narrativa. Lestat se vê sozinho em um mundo que ele desconhece, como vampiro e como humano, e precisa descobrir novamente e mais uma vez forças e motivações para continuar vivo. Apesar de ser cheio de ação e pouco mistério, este livro é muito permeado de divagações teológicas e filosóficas que tornam sua leitura por vezes difícil. A impressão que fica é a de que Anne Rice está novamente testando uma nova forma de abordar velhos dilemas, tanto humanos quanto vampíricos. É muito intrigante sim, mas é filosoficamente desgastante em alguns pontos, não porque não tenha o já conhecido brilhantismo de Rice, mas exatamente porque ela é brilhante em mostrar e testar a alma já muito cansada mas tenaz de Lestat. É impossível não ser arrastado para todos os sentimentos que ele descobre e eu particularmente me senti um vampiro sugando deliciosamente o desespero e a ansiedade de nosso amigo Lestat de Lioncourt. É interessante também notar que Anne usa de todos os artifícios possíveis para nos mostrar que esta personagem é completamente complexa e impossivelmente sedutora. A sensação de desamparo é sufocante e desespero é por vezes a coisa mais palpável em cena.
Por vários motivos este é um livro magnífico é completo. É leitura obrigatória para qualquer um que queira se aventurar neste universo místico das emoções humanas. É um retrato da alma do século vinte.
Um último conselho, se você se impressiona ou se ofende facilmente com questões religiosas não leia este livro, vá procurar outra coisa pra fazer, mas não incorra no erro de continuar.


"— Sou o ideal da minha espécie — eu disse. — Sou o vampiro perfeito. Está olhando para o Vampiro Lestat quando olha para mim. Ninguém pode ser melhor do que esta figura que está na sua frente — ninguém! — Levantei vagarosamente. — Não sou um brinquedo do tempo, nem um deus empedernido pelos milênios, não sou o bufão com o gorro negro, nem o nômade contrito. Eu tenho consciência. Sei distinguir o certo do errado. Sei o que faço e, sim, sou o vampiro Lestat. Aí está a sua resposta. Faça o que quiser com ela." (Lestat)

"Quando o mundo, em toda sua beleza, parece vazio e sem coração e eu me sinto completamente perdido. Dê-me minha velha amiga, a morte e o sangue que jorra com ela. O vampiro Lestat está aqui, sedento, e nesta noite de todas as noites não vai deixar de saciar sua sede." (Lestat)

"E minha alma tenebrosa está feliz outra vez, porque há muito tempo não sabe sentir outra coisa e porque a dor é um mar profundo e escuro no qual posso me afogar se não conduzir meu frágil barco habilmente sobre a superfície, sempre na direção do sol que jamais vai nascer." (Lestat)

"Segurando o medalhão, eu queria dizer alguma coisa ao ser que ela tinha sido, e à minha fraqueza, e ao ser voraz e perverso que havia em mim e que havia triunfado mais uma vez. Pois eu triunfei. Eu venci." (Lestat)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu odeio o Superman

B"H  Olá galera viciada em quadrinhos (digo isso porque nem todo nerd é)! Resolvi escrever esse manifesto anti-Superman por algum motivo que não me lembro... Em fim... EU ODEIO O SUPERMAN!!! Vários são os motivos pra isso mas acho que não é tolice dizer que ele me lembra os bullies do colégio. Ele se sente o bom, o gostoso, o inteligente, o sábio, etc... Ele não é nada além de alguns quilos de carne criptoniana. Ele não seria nada sem o nosso Sol amarelo e quentinho (eufemismo é ótimo) pra lhe dar alguns poderes. Além disso ele se acha melhor do que todo mundo. Inclusive eu o culpo por Lex Lutor ser um psicopata/sociopata. Ele é um imbecil que olha todo mundo de cima (literalmente, porque tem essa mania besta de ficar voando por ai). Eu prefiro muito mais o Batman. Claro! Ele sabe que é doido, (e ele é mesmo) e não se sente culpado nunca. Ele é sociopata mas sente orgulho disso. Não tem nenhum dom especial além de ser um nerd completo e absoluto que quer que o mundo se ex

O Adeus ao Professor Mario Martelotta

B"H Faleceu na noite de ontem um dos mais importantes linguístas do Brasil, o Prof ° Dr° Mario Eduardo Toscano Martelotta. Termina então a luta ferrenha que o professor vinha travando contra um linfoma já há alguns meses. Martelotta não foi apenas um professor de linguística brilhante, pesquisador exemplar e amigo querido, foi o responsável por dezenas, se não centenas, de jovem graduandos que se apaixonaram por linguística, dentre os quais se inclui este que vos fala. Martellota vai deixar uma lacuna dolorosa no corpo docente da Faculdade de Letras da UFRJ, seu habitat natural e onde montou sua história acadêmica. Deixa atrás de si um sem número de publicações importantíssimas na área da linguística, amigos devotados, alunos apaixonados e familiares queridos. Sem medo de cair no clichê, Martelotta entra agora para o hall dos imortalizados por seu trabalho, dedicação e amor, características com as quais sempre tratou sua profissão. A Equipe Mapittom entristece-se e solidaris

Um rápido olhar em "Entrevista com o Vampiro"

B"H Olá galera fiel que curte o Mapittom!!! Estive por um tempo pensando o que deveria escrever para esse post que é o centésimo do blog (incluindo as páginas). Realmente não conseguia pensar em nada e não escrevi nada até agora. Estes três últimos dias me iluminaram para um assunto que poderia fazer jus a esse número. Vampiros!!! Na verdade este é um assunto que fascina tanto a mim quanto a Mikhaella, mas quase não foi abordado ainda. O que farei aqui é uma resenha unindo livro e filme. Na verdade é bastante difícil descrever este texto porque não é nem uma resenha tradicional nem um ensaio. Vejamos o que sai! Minha vontade de escrever sobre Entrevista com o Vampiro  surgiu há três dias quando comecei a lê-lo. Eu sempre conheci a história das Crônicas Vampirescas de Anne Rice e já tinha visto o filme algumas vezes. Confesso que apesar de as histórias de vampiros normalmente me fascinarem eu nunca tinha tido muito entusiasmo para ler a série. Protelei algum tempo até que