Pular para o conteúdo principal

The Last Airbender

B"H


Olá pessoas! Tudo certinho?
Acabei de chegar em casa. Estou bastante cansado mas queria escrever logo. Acabei de assistir (finalmente ¬¬') o tão esperado (pra mim foi) "The Last Airbender" em 3D. Dessa vez não vou colocar a sinopse porque acho que realmente é desnecessário. Vou falar um pouquinho sobre o que achei do filme em geral e das interpretações de cada personagem principal. Vou focar na minha opinião porque as críticas que li arrasaram com o filme.
A primeira coisa que salta aos olhos de qualquer um é a preocupação com as locações. Você simplesmente acredita realmente que eles estão onde dizem estar. A fotografia é linda e merece elogios mesmo. Ao que parece o diretor Shyamalan não economizou no cenário, e o público agradece (talvez se tivessem tido essa mesma preocupação com a adaptação de Dragon Ball o filme não tivesse sido a bosta que foi, enfim...). O roteiro me pareceu ser muito acelerado. Realmente as cenas são geralmente curtas e sem muitas explicações. Algumas coisas parecem deslocadas ou artificiais. Mas sinceramente: o que nós esperávamos? Todo mundo sabe que o desenho é gigantesco, CHEIO de detalhes e implicações intrincadas que seriam IMPOSSÍVEIS de serem colocadas num filme. Isso porque o diretor optou por fazer um filme o mais fiel possível à história. Na verdade parece que essa é uma tendência moderna em Hollywood, veja "Eclipse" e o ainda não lançado "Harry Potter 7". Nós sempre reclamamos das adaptações, de como elas eram muitas vezes histórias completamente diferentes do original (vejam o caso de "Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban", o melhor de todos, ATÉ AGORA, no quesito filme mas o PIOR no que diz respeito à história original). Agora aguentemos as adaptações fieis (na medida do possível). Eu não vejo problema algum nisso.
A interpretação dos atores principais me pareceram bastante díspares. Noah Ringer como Aang está quase perfeito. A única ressalva que faço é que o Aang do desenho é mais crianção e brincalhão do que o do filme. Noah interpreta com uma dose grande de seriedade e circunspeção que não me parecem muito a cara da personagem original. Mas isso é uma questão de leitura. O mesmo acontece com a personagem de Jackson Rathbone, minha personagem preferida, Sokka. O Sokka do desenho é a alma brincalhona e pateta da história. É claro que ele sabe muito bem ser sério quando precisa, mas achei que o filme enfatizou apenas essa segunda parte. Apesar disso acho que a atuação de Rathbone não merece nenhuma crítica (tão diferente do vampiro Jasper de "Twilight" que parecia ter prisão de ventre ¬¬'). Quanto a atriz que interpreta Katara, Nicola Peltz, eu lhe daria o Troféu Framboesa, porque, sinceramente, quem reclamava das sobrancelhas da Emma Watson como Hermione Granger (eu reclamava) não pode ficar calado agora! A garota só tem uma cara o filme todo. Fiquei com pena dela. Tudo bem que a Katara é nervosinha, certinha, chatinha, mas francamente, uma cara o filme todo é sacanagem. No mais não tenho reclamações. Acho que a interpretação de Zuko do Dev Patel foi mais do que boa. Acho que ele conseguiu passar suficientemente bem o tipo de alma conflituosa que essa personagem tem. E o tio Iroh, Shaun Toub, apesar de não ter nenhuma relação física com o gordinho simpático do desenho, me pareceu encarnar bem o espírito desse velho dobrador de fogo. O almirante Zhao, Aasif Mandvi, foi bem razoável pra mim, por isso não tenho queixa, assim como não tenho do próprio Senhor do Fogo interpretado pelo ator Cliff Curtis. Eles nem me impressionaram nem me decepcionaram. A última coisa que eu não gostei, e preciso dizer aqui, foram as lentes de contato que colocaram na pobre da Seychelle Gabriel, princesa Yue, que fizeram ela ficar parecendo uma vampira de "New Moon" (ô lentes mal feitas!) que se alimenta de peixe (eu imaginei que se um vampiro se alimentasse de sangue de peixe ficaria com os olhos azuis, uma relação com a água do mar, pra quem é lento e não entendeu). No mais a atuação dela também foi bastante mediana.
As sequências de luta são incríveis, apesar de não terem me arrepiado em nenhum momento. Quem diz que o filme foi mal coreografado ou é cego ou é uma bicha muito invejosa. Quanto aos efeitos especiais eu só posso dizer que são incríveis, mas o diretor, apesar de eu ter esperado o oposto, não explorou muito isso não. Na verdade fiquei com a impressão de que os movimentos corporais dos dobradores foram mais enfocados do que o efeito deles sobre os elementos. Isso não significa pouco efeito especial, NÃO! Significa menos do que EU imaginava. Por sinal adorei a "atuação" do Appa, foi muito bem feito. Quem não assistir esse filme em 3D não vai perder praticamente nada. Eles não exploraram as possibilidades do 3D, na maior parte do tempo só funciona para dar certa profundidade espacial à cena.
Bem, foi isso o que achei. Eu gostei bastante e estou muito ansioso pelo próximo, e é meio doido pensar que eles não vão fazer o próximo porque esse filme quase não tem final.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu odeio o Superman

B"H  Olá galera viciada em quadrinhos (digo isso porque nem todo nerd é)! Resolvi escrever esse manifesto anti-Superman por algum motivo que não me lembro... Em fim... EU ODEIO O SUPERMAN!!! Vários são os motivos pra isso mas acho que não é tolice dizer que ele me lembra os bullies do colégio. Ele se sente o bom, o gostoso, o inteligente, o sábio, etc... Ele não é nada além de alguns quilos de carne criptoniana. Ele não seria nada sem o nosso Sol amarelo e quentinho (eufemismo é ótimo) pra lhe dar alguns poderes. Além disso ele se acha melhor do que todo mundo. Inclusive eu o culpo por Lex Lutor ser um psicopata/sociopata. Ele é um imbecil que olha todo mundo de cima (literalmente, porque tem essa mania besta de ficar voando por ai). Eu prefiro muito mais o Batman. Claro! Ele sabe que é doido, (e ele é mesmo) e não se sente culpado nunca. Ele é sociopata mas sente orgulho disso. Não tem nenhum dom especial além de ser um nerd completo e absoluto que quer que o mundo se ex

O Adeus ao Professor Mario Martelotta

B"H Faleceu na noite de ontem um dos mais importantes linguístas do Brasil, o Prof ° Dr° Mario Eduardo Toscano Martelotta. Termina então a luta ferrenha que o professor vinha travando contra um linfoma já há alguns meses. Martelotta não foi apenas um professor de linguística brilhante, pesquisador exemplar e amigo querido, foi o responsável por dezenas, se não centenas, de jovem graduandos que se apaixonaram por linguística, dentre os quais se inclui este que vos fala. Martellota vai deixar uma lacuna dolorosa no corpo docente da Faculdade de Letras da UFRJ, seu habitat natural e onde montou sua história acadêmica. Deixa atrás de si um sem número de publicações importantíssimas na área da linguística, amigos devotados, alunos apaixonados e familiares queridos. Sem medo de cair no clichê, Martelotta entra agora para o hall dos imortalizados por seu trabalho, dedicação e amor, características com as quais sempre tratou sua profissão. A Equipe Mapittom entristece-se e solidaris

Um rápido olhar em "Entrevista com o Vampiro"

B"H Olá galera fiel que curte o Mapittom!!! Estive por um tempo pensando o que deveria escrever para esse post que é o centésimo do blog (incluindo as páginas). Realmente não conseguia pensar em nada e não escrevi nada até agora. Estes três últimos dias me iluminaram para um assunto que poderia fazer jus a esse número. Vampiros!!! Na verdade este é um assunto que fascina tanto a mim quanto a Mikhaella, mas quase não foi abordado ainda. O que farei aqui é uma resenha unindo livro e filme. Na verdade é bastante difícil descrever este texto porque não é nem uma resenha tradicional nem um ensaio. Vejamos o que sai! Minha vontade de escrever sobre Entrevista com o Vampiro  surgiu há três dias quando comecei a lê-lo. Eu sempre conheci a história das Crônicas Vampirescas de Anne Rice e já tinha visto o filme algumas vezes. Confesso que apesar de as histórias de vampiros normalmente me fascinarem eu nunca tinha tido muito entusiasmo para ler a série. Protelei algum tempo até que