Pular para o conteúdo principal

Vampiros com V (maiúsculo)

B"H

Oi pessoas!
Esse post é meio indignado. Surgiu do fim da minha paciência com certas pessoas. Corro o risco de perder leitores mas preciso falar porque não suporto injustiça.
Todos sabem que eu sou fã (fã mesmo) de vampiros. Atualmente tomei coragem para ler as "Crônicas Vampirescas" e estou postando resenhas à medida que termino os livros. Sabem também que eu sou fã (fã mesmo) da saga "Crepúsculo" e imagino que saibam que eu gosto bastante do seriado "True Blood". Muita gente deve ficar meio chocada com a minha ecleticidade. Na verdade não entendo o motivo. Não vou citar as fontes para não criar mais animosidade pro meu lado, mas o que vou dizer aqui não é fruto de um nem de dois indivíduos. Estamos perto do lançamento do filme "Eclipse" (terceiro da série "Crepúsculo") e parece-me que os comentários virulentos estão aumentando. Na verdade eles não me incomodam. Sério! Assim como não me incomodam os comentários sobre Harry Potter, e são muitos. O que me incomoda é o teor das acusações porque não tem nenhum fundamento para quem realmente conhece a série.
Preciso acrescentar antes de começar a dizer realmente o que quero que odeio essa modinha Crepúsculo e essas fãs enlouquecidas que quebram portas de cinema. Acho que isso não é culpa do livro nem dos atores nem dos filmes. A culpa é dessa nossa sociedade idiota e rebanhenta que se enlouquece com qualquer coisa. Eu não consigo imaginar ninguém quebrando posta de cinema para ver o "Entrevista com o Vampiro", apesar do Tom Cruise, Brad Pit e Antônio Bandeiras, simplesmente porque a estética do filme não é voltada para esse público adolescente idiota que perdeu completamente a capacidade crítica e muitas vezes de raciocínio. Enfim... vamos aos fatos.


O que eu mais tenho escutado é que o Edward (personagem central da saga "Crepúsculo") é um andrógino, afeminado, bichinha depressiva. ò.Ó Será que quem diz isso ao menos teve a decência de ler os livros pra falar alguma coisa? Duvido! O que eu vejo por ai é uma porção de pessoas inteligentes e perspicazes que se apaixonariam pelo livro se tivessem o cuidado de só falar sobre o que realmente conhecem. Me entristece muito que as pessoas estejam perdendo essa qualidade. Eu não sou muito chegado a filmes e livros românticos e melosos. Na verdade eles me dão nojo. Acho que é tudo muito forçado e idealizado. Pra que vocês tenham uma pequena noção eu ODEIO (e posso ser morto por ser professor de língua e literatura) o Romantismo! Entendo o que significou esse movimento, entendo sua importância, mas ODEIO! Eu amo os livros Realistas e Naturalistas. Amo "Madame Bovary" de Flaubert, mas odeio com todas as forças "Os Sofrimentos do Jovem Werther" de Goethe. (Quem conhece literatura vai entender do que estou falando.) Acho que todos precisam gostar de "Crepúsculo"? Não! Estou comparando "Crepúsculo" com os dois livros acima citados? Menos ainda (não sou sacrílego!)! O que estou dizendo é que apesar de tudo eu AMO esta saga da Stephenie Meyer. E sabem por quê? Pelo simples fato de esse não ser um livro romântico, nem no sentido do que foi o romantismo, nem no sentido do que é o sentimento romântico popularmente falando. "Crepúsculo" também não pode ser confundido com um livro sobre vampiros! NÃO incorram neste erro! Se você já leu "Drácula" de Bram Stoker deve entender do que estou falando. Assim como as "Crônicas Vampirescas" não são livros sobre vampiros!
- Mas Ariel, que merda é essa que você está falando? Você anda se drogando ou de tanto ler "Crepúsculo" seu cérebro se liqüefez?
Vejam: "Drácula" foi um livro pioneiro porque reuniu várias lendas da época sobre os seres das trevas chupadores de sangue em uma obra mitológica completa. Bram foi brilhante em construir uma história com gêneses e destruição desse ser. Mas para por ai. Não tem profundidade psicológica ou humana. Vampiros são vampiros e precisam ser mortos! Pronto! Já no caso das "Crônicas Vampirescas" a coisa muda um pouco de figura. Neste caso temos também uma mitologia própria muito bem delineada e explorada, mas principalmente temos uma discussão profunda sobre a identidade e natureza humana, sobre o que é o bem e o mal, como podemos ser contraditórios ao darmos uma única definição para os dois. Até onde vai o sentido da existência e do sofrimento, como podemos achar alegria e propósito nas ocasiões mais perturbadoras da existência. Resumindo: o vampiro de Anne Rice pode ser substituído por serial-killers sem nenhum prejuízo enquanto os de Bram Stoker de jeito algum! É nesse sentido que eu digo que as "Crônicas" não são livros sobre vampiros. Neste caso os vampiros são meros veículos para uma reflexão muito maior.
Mas então como fica a saga "Crepúsculo"? Se todos teimam em comparar Stephenie com Anne então temos que dizer que Anne é uma porcaria porque não foi fiel com as bases históricas de descrição dos vampiros contidas na obra magna de Bram. Se isso é um sacrilégio também o é dizer que Stephenie é uma merda porque rompe com o vampiro tradicional de Anne. Lembrando que foi Rice que descreveu o que hoje chamamos de "vampiro tradicional" e não Bram. Então me digam qual o problema de se inovar novamente?
- Ah Ariel... tenha dó! O Edward brilha no sol!
Jura?! Sabia que os vampiros de Anne estão se cagando para as relíquias e sacralidades católicas?! Pois é... isso para Bram é um absurdo! O que as pessoas não conseguem entender é que a descrição dos vampiros muda conforme a necessidade de representação que a era em que estão lhes impõem.
Vejam:
* Bram descreve um vampiro grotesco e imundo porque ele estava tentando representar um demônio;
* Rice debocha disso o tempo todo em seus livros e passa a descrever o vampiro como um ser sensual que usa sua sensualidade para satisfazer seus desejos de morte e destruição porque agora eles representam a natureza negra do homem;
* Meyer por sua vez descreve o vampiro como uma criatura sedenta por relacionar sua existência com os avanços do conhecimento científico. Vivemos uma era desprovida de crenças metafísicas onde o cientificismo reina absoluto (há quem conteste, e eu sou um deles), e portanto nada mais justo do que a figura do vampiro ser deslocada para uma interpretação naturalista e biológica onde o ser-humano é pensado como espécie animal. Até onde a natureza pode ser desculpa para o comportamento humano? Essa é uma das questões do livro.

Se nada disso é simples, por que fazer uma análise tão rasa do livro baseada em uma análise do filme ou, pior ainda, do que acham ser o filme?
Tenho ouvido coisas do tipo:
- Edward é uma bicha porque não morde logo a Bella.
Se você ler o livro vai entender que existe uma discussão profundo sobre as implicações psicológicas e morais desse ato. Mas quem hoje em dia quer se dar ao trabalho de pensar? E sobre moral, manos ainda!
Digo para essas pessoas que Armand faz a mesma coisa no livro "A Rainha dos Condenados" (ainda vou fazer a resenha sobre ele.).

- Edward é um emo porque não briga logo com o Jacob pela Bella.
Pra esses eu digo: Vai chupar um parafuso pra ver se vira prego!

- Os vampiros são bichas porpurinadas que brilham no sol!
Sabia que as unhas dos vampiros de Anne são como diamantes e eles emitem o mesmo brilho fátuo das fadas? Sabia que a pele deles tem uma natureza próxima ao vidro? Sabia que em "True Blood" o vampiro Godric vira uma chama azul super gay quando vai pro sol? (Eu sou bastante fã da série, não me xinguem!)

Acho que as pessoas são preconceituosas com a saga "Crepúsculo" por dois motivos principais: o primeiro é que quando algo novo surge (principalmente se reformular algo já posto) isso mexe com o conceito estabelecido. Pensar diferente dói!
O segundo é porque transformaram os livros da Stephenie em sucesso teen. PELO AMOR DE D´S!!!! ELES NÃO SÃO TEENS!!!! Não culpem o Robert por fazer caras e bocas porque ele está seguindo uma direção absolutamente voltada para esse público. Inclusive, como a Mikhaella vive dizendo, você só entende as caras e bocas do Edward quando lê o "Sol da Meia Noite" (ainda não publicado oficialmente).

Mais uma coisa: Edward é o retrato do homem do século XIX, não pode ser lido como se fosse um colegial de hoje. Não incorra neste erro. Tirem o contexto e devemos dizer que Lestat é uma bicha afetada. E por falar nisso, acho que Edward é bem mais macho do que os vampiros de Anne (que se vocês não sabem são bi-sexuais e tem relações sexuais explícitas) e até mesmo do Bill e do Eric de True Blood. Inclusive o Eric vai fazer uma cena de sexo gay na próxima temporada. Nas próprias palavras do ator Alexander Skarsgard:
"Nesta temporada, eu farei uma cena de sexo bastante pesada com um homem." (Em entrevista ao site PopEater - via Papel Pop)
Chupa essa manga!

Pra terminar eu queria dizer de coração: Zoem a saga "Crepúsculo" e o Edward (eu e a Mikhaella vivemos fazendo isso sem dó nem piedade) mas façam com conhecimento e sem preconceito!
Não vou analisar profundamente os livros nem a personagem porque isso ficará a cargo da Mikhaella em sua resenha sobre os livros.

Curiosidades:
Stephenie pensava no ator Henry Cavill quando escreveu sobre Edward. E vamos ser sinceros, se esse cara tem cara de andrógino ou afeminado eu sou uma elfa!















PS.: Isso tudo para defender a honra de uma personagem que nem é a minha favorita. Eu sou apaixonado pela Alice, mas quem se atreve a falar mal dela irá diretamente para o fogo do inferno. Nem me preocupo!

Comentários

  1. B"H

    Só pra não dizerem que sou burro: o filme Eclipse já estreou. Só que eu estou deixando as fãs histéricas assistirem primeiro.

    ResponderExcluir
  2. minha amiga elfa, sua danada!
    olha acho mto engraçado vc tentando mudar o mundo. um dia vc consegue, ou não.
    gostei do q escreveu, trocou algumas letras, mas tá valendo, sei q vc se esforçou mto.
    e bem lembrado dos vampiros bissexuais, e pior se bem me lembro do q vc disse, quase não tinham vampiras pq aqueles danadinhos não queriam mulheres. ui! mto preconceito! xD
    infelizmente os filmes realmente não melhoraram a fama dos livros, uma pena, mas o q importa mto hj em dia é o q vende e essa formula teen vende né...

    só pra deixar o barbudo irritado Alice viadinha ein!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

B"H
Obrigado por comentar. O mais breve possível sua mensagem será incorporada ao blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Eu odeio o Superman

B"H  Olá galera viciada em quadrinhos (digo isso porque nem todo nerd é)! Resolvi escrever esse manifesto anti-Superman por algum motivo que não me lembro... Em fim... EU ODEIO O SUPERMAN!!! Vários são os motivos pra isso mas acho que não é tolice dizer que ele me lembra os bullies do colégio. Ele se sente o bom, o gostoso, o inteligente, o sábio, etc... Ele não é nada além de alguns quilos de carne criptoniana. Ele não seria nada sem o nosso Sol amarelo e quentinho (eufemismo é ótimo) pra lhe dar alguns poderes. Além disso ele se acha melhor do que todo mundo. Inclusive eu o culpo por Lex Lutor ser um psicopata/sociopata. Ele é um imbecil que olha todo mundo de cima (literalmente, porque tem essa mania besta de ficar voando por ai). Eu prefiro muito mais o Batman. Claro! Ele sabe que é doido, (e ele é mesmo) e não se sente culpado nunca. Ele é sociopata mas sente orgulho disso. Não tem nenhum dom especial além de ser um nerd completo e absoluto que quer que o mundo se ex

O Adeus ao Professor Mario Martelotta

B"H Faleceu na noite de ontem um dos mais importantes linguístas do Brasil, o Prof ° Dr° Mario Eduardo Toscano Martelotta. Termina então a luta ferrenha que o professor vinha travando contra um linfoma já há alguns meses. Martelotta não foi apenas um professor de linguística brilhante, pesquisador exemplar e amigo querido, foi o responsável por dezenas, se não centenas, de jovem graduandos que se apaixonaram por linguística, dentre os quais se inclui este que vos fala. Martellota vai deixar uma lacuna dolorosa no corpo docente da Faculdade de Letras da UFRJ, seu habitat natural e onde montou sua história acadêmica. Deixa atrás de si um sem número de publicações importantíssimas na área da linguística, amigos devotados, alunos apaixonados e familiares queridos. Sem medo de cair no clichê, Martelotta entra agora para o hall dos imortalizados por seu trabalho, dedicação e amor, características com as quais sempre tratou sua profissão. A Equipe Mapittom entristece-se e solidaris

Um rápido olhar em "Entrevista com o Vampiro"

B"H Olá galera fiel que curte o Mapittom!!! Estive por um tempo pensando o que deveria escrever para esse post que é o centésimo do blog (incluindo as páginas). Realmente não conseguia pensar em nada e não escrevi nada até agora. Estes três últimos dias me iluminaram para um assunto que poderia fazer jus a esse número. Vampiros!!! Na verdade este é um assunto que fascina tanto a mim quanto a Mikhaella, mas quase não foi abordado ainda. O que farei aqui é uma resenha unindo livro e filme. Na verdade é bastante difícil descrever este texto porque não é nem uma resenha tradicional nem um ensaio. Vejamos o que sai! Minha vontade de escrever sobre Entrevista com o Vampiro  surgiu há três dias quando comecei a lê-lo. Eu sempre conheci a história das Crônicas Vampirescas de Anne Rice e já tinha visto o filme algumas vezes. Confesso que apesar de as histórias de vampiros normalmente me fascinarem eu nunca tinha tido muito entusiasmo para ler a série. Protelei algum tempo até que