Pular para o conteúdo principal

Um rápido olhar em "A Rainha dos Condenados"

B"H

Olá pessoas!
Eu consegui finalmente acabar de ler A Rainha dos Condenados, e não pensem que demorei porque é um livro chato, ao contrário, meu problema foi conciliar minhas atividades acadêmicas com a leitura. Se não tivesse tido tanto problema seria absolutamente possível tê-lo terminado em quatro dias.
Quero lembrar algumas coisas e explicar outras. Primeiro é importante dizer novamente que os livros O Vampiro Lestat e A Rainha dos Condenados (Queen of the Damned) deram origem ao filme "A Rainha dos Condenados" e é por isso que no último post da série eu falei sobre esse filme e continuarei neste.
Uma segunda coisa que gostaria que ficasse claro é que este é um dos livros mais complexos da saga e é por isso que pode ser um dos menores posts. Toda vez que a coisa é muito complexa eu tenho problemas para falar dela. hehehe
Vamos ao que interessa.
A trama retorna aos acontecimentos imediatamente posteriores ao lançamento do livro O Vampiro Lestat (o livro dentro do livro) e do lançamento da banda homônima. Como sempre, A Rainha dos Condenados é um livro escrito pelo próprio Lestat (Stuart Towsend no filme) após o desenrolar da trama, e é por isso que é ele quem começa contando a história e garantindo que tudo acabou bem. Ele está vivo e quem ele se importa também, mas o que é importante é como as coisas se desenrolam. É óbvio, para quem leu o livro anterior, que a narrativa de Lestat era auto centrada e que por tanto ele não fazia idéia do que tinha provocado no mundo todo, não entendeu o que aconteceu no show de lançamento da sua banda e principalmente porque os vampiros que o atacavam explodia em chamas antes de realmente chegarem perto. Por isso Lestat resolve contar a história desse novo livro sob a perspectiva de vários outros vampiros e humanos que presenciaram os fatos enquanto ele estava embriagado e enclausurado pela fama. Os narradores são vários, mas dentre eles podemos destacar Marius, Daniel, Jesse, Baby Jankes, Khayman, Pandora, personagens já conhecidas ou não, mas que possuem um papel central na trama ou na forma como ela é encarada.
Exatamente porque a história é contada por diversas vozes ela é fragmentada só tomando forma realmente da segunda metade em diante. E é basicamente isso o que vemos:
Lestat sem saber acordou a mãe de todos os vampiros (Ohhh, jura?! Eu não adivinhei pelo nome. ¬¬') e colocou as engrenagens do "fim do mundo", como nós conhecemos, em movimento. Marius (Vincent Perez no filme) descobre que Akasha (Aaliyah no filme), mãe e rainha dos vampiros, acordou e que destruiu seu consorte milenar, Enkil, tomando-lhe todo o sangue do corpo. O que ele não consegue descobrir é porque ela fez isso ou o que pretende agora.
No filme isso aparece mas de uma forma bastante idiota. Marius simplesmente aparece na casa escondida de Lestat e lhe anuncia que a mãe acordou de seu sono. O que me irrita é que Marius cai num abismo de gelo e fica preso por muito tempo até que Pandora consegue trazê-lo de volta. O único aviso que ele consegue dar é telepaticamente a todos os vampiros do mundo, repetindo sempre: "PERIGO!" Já é odioso o fato de que Marius é um dos vampiros mais majestosos da trama mas no filme aparece como um homem de meia idade bastante ordinário. Não se parece em nada com o romano transformado em vampiro no auge de sua forma e beleza. Mas continuemos.
Depois descobrimos através da jovem vampira Baby Jankes, que não aparece em nenhum outro livro até aqui, que alguma coisa está caçando os vampiros no mundo todo e exterminado-os, transformando-os em chamas.
Essa vampira nem é mencionada no filme, o que é inteiramente perdoável já que não é indispensável à trama.
Descobrimos também que quase todos os vampiros do mundo estão tendo o mesmo sonho: gêmeas ruivas em frente ao corpo cozido de sua mãe, prontas para consumirem o cérebro e o coração dela em respeito a morte, mas que são levadas por soldados antes de terem a oportunidade. Depois essas gêmeas sendo violentadas e enviadas ao deserto. Nenhum vampiro parece ser capaz de decifrar o sonho ou de saber de onde vem, mas o mais curioso é descobrirmos através de Daniel, o mesmo repórter que entrevistou Louis e que publicou Entrevista com o Vampiro, que alguns humanos também estão tendo esse mesmo sonho.
Esse mistério é a base de toda a história e sequer é MENCIONADO no filme, um crime IMPERDOÁVEL!
Neste ponto descobrimos que Daniel vive agora com Armand, por quem se apaixonou (isso mesmo moçada! casalzinho!), mas que insiste em mantê-lo humano. Armand detecta o perigo e repara que os únicos vampiros que estão sendo poupados são os que estão perto do local onde será realizado o show de Lestat, e é óbvio que é pra lá que os dois vão.
O filme também não faz menção a nenhum dos dois. Outro crime!
Lestat nos apresenta também uma história bem completa sobre Jesse (Marguerite Moreau no filme), uma menina órfã que é apadrinhada por uma mulher misteriosa que cuida do que ela própria chama de "A Grande Família". Essa família é composta por centenas de pessoas no mundo todo, vindas de etnias, culturas e religiões diferentes. Os registros de parentesco são mantidos por essa mulher misteriosa de nome Maharet (Lena Olin no filme). Jesse tem um dom estranho que lhe permite ver e falar com espíritos e fantasmas, incluindo o de sua mãe Miriam. Por causa desse dom ela é recrutada por uma organização secreta de paranormais chamada Talamasca. Essa organização existe para estudar e catalogar os fenômenos e seres místicos, mas sem interferir realmente na ordem natural das coisas. A aceitação de Jesse em fazer parte da Talamasca não é bem vista por Maharet, mas ela tampouco a proíbe.
Às vésperas do show de Lestat, Jesse conhece um dos chefes da Talamasca, David Talbot (Paul McGann no filme), que a manda em uma investigação para descobrir o que é real na história de Entrevista com o Vampiro, e isso a leva para Nova Orleans e para a casa onde Lestat, Louis e Cláudia viveram por sessenta anos. Assustada por acontecimentos espirituais que testemunha na casa, e absolutamente certa de que a história é verdadeira, Jesse abandona a Talamasca e vai em busca de conhecer Lestat no seu show.
Essa trama é muito mal feita no filme mas ao menos é feita. Não mostra nem de longe todas as importantes implicações da vida e poderes de Jesse, mas mostra que ela existe.
Os acontecimentos do show são narrados pelos olhos de Khayman e Daniel. Khayman (Bruce Spence no filme) é um vampiro antiquíssimo e full-power que despertou sem saber por que. Ele é o primeiro filho do pai e da mãe, mas, ao contrário do que possa parecer, nutre um profundo ódio pelos dois. É muito interessante ver através de Khayman porque para ele os outros vampiros são apenas crianças, e isso é bastante divertido, se não trágico. É através desses dois que vemos o quanto Lestat se manteve ignorante dos acontecimentos à sua volta, e o quanto a coisa toda saiu do controle.
Eu não preciso nem dizer que o filme finge que nada disso aconteceu né? ¬¬' Khayman aparece no filme, mas é só mais um dos vampiros coadjuvantes ao lado de Maharet.
Chegamos então ao ponto onde terminou O Vampiro Lestat e descobrimos que Akasha estava esperando Lestat em sua cova e o seqüestra levando para algum lugar desconhecido do planeta, onde é noite.
O filme mostra uma cena ridícula em que Lestat acorda durante o dia e descobre que por causa da rainha ele pode permanecer na luz do sol sem se ferir. Por si só já dá vontade de parar de assistir o filme.
Desse momento em diante a narrativa segue entrecortada com a perspectiva do próprio Lestat que se apaixona ainda mais pela rainha, mas ao mesmo tempo se amedronta diante dos incríveis poderes que ela possui e quer lhe dar. Descobrimos neste momento o que Akasha pretende: transformar o mundo em um jardim onde só existam mulheres, e onde os poucos homens (um para cada cem mulheres) servirão apenas para procriação. Dessa forma, Akasha espera conseguir erradicar do mundo todos os males como as guerras, a violência e os estupros, coisas que só existem porque os homens existem, segundo ela. Para tanto Akasha quer transformar Lestat em sua arma e seu consorte. (É filhos... a coisa é tensa, MESMO!)
Alguém viu isso no filme? Porque eu não vi!
Enquanto Akasha está percorrendo o mundo com Lestat, massacrando os homens, um grupo com os vampiros sobreviventes (caberiam na sala da sua casa, sério!) tenta descobrir uma forma de não permitir que a mãe consiga o que quer. É neste momento que descobrimos a verdadeira história do origem dos vampiros e quem são, finalmente, as gêmeas ruivas que atormentaram os sonhos de homens e vampiros.
O filme também não menciona nada disso. ¬¬

Bem, minha análise:
É o melhor dos livros até aqui e o mais denso sem sombra de dúvida. São tantos aspectos a analisar e tantas coisas a descobrir que é quase impossível respirar.
Uma coisa interessante é que Anne não se perde em momento algum no que já construiu sobre a alma vampírica, apenas explora novos padrões e chega a uma profundidade emocional surpreendente.
Não há muito o que falar do livro, é o caso de sentar e ler, não tem jeito.
Só gostaria de dar um aviso sério: se você é religioso e se ofende com pouca coisa (cada um sabe de si) não leia esse livro. Sério! Vai procurar outra coisa pra fazer porque esse é o livro mais filosoficamente religioso e mais religiosamente desconstrutivista que eu já vi em literatura fantástica. Assusta, MESMO! Até eu fiquei assustado com certas coisas que ela fala e às vezes é difícil continuar lendo. Um amigo meu já havia me dito isso mas eu não acreditei. Por isso não caiam no mesmo erro de se aproximarem de uma forma descuidada.
No mais espero que todos possam desfrutar dessas páginas fantásticas escritas pela multitalentosa Anne Rice.
Para o livro!
Quanto ao filme, vejamos... Se a primeira metade já é ruim imaginem a segunda parte! Depois de ler esse livro descobri que a primeira parte do filme foi muito fiel ao enredo se comparada com a segunda parte. É uma MERDA de proporções gigantescas. É uma coisa de doer as vísceras!
Vejam algumas fotos do filme e brinquem de jogo dos Mil Erros:
Para o filme!

Comentários

  1. Adorei esse post *-*
    1 - #vouconfessarque vi os filmes antes de ler os livros. Depois que li os livros passei a odiar o filme A Rainha dos Condenados, mas ainda gosto de Entrevista com o Vampiro.
    2 - No filme A Rainha dos Condenados: Lestat castanho e Armand loiro, foi deprimente. Sumiram com Louis, Gabrielle, Mekare, Baby Jenks, Pandora e o que foi Jesse e Lestat? :s
    Fico revoltada com o filme.
    Adorei a análise.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

B"H
Obrigado por comentar. O mais breve possível sua mensagem será incorporada ao blog.

Postagens mais visitadas deste blog

O Adeus ao Professor Mario Martelotta

B"H Faleceu na noite de ontem um dos mais importantes linguístas do Brasil, o Prof ° Dr° Mario Eduardo Toscano Martelotta. Termina então a luta ferrenha que o professor vinha travando contra um linfoma já há alguns meses. Martelotta não foi apenas um professor de linguística brilhante, pesquisador exemplar e amigo querido, foi o responsável por dezenas, se não centenas, de jovem graduandos que se apaixonaram por linguística, dentre os quais se inclui este que vos fala. Martellota vai deixar uma lacuna dolorosa no corpo docente da Faculdade de Letras da UFRJ, seu habitat natural e onde montou sua história acadêmica. Deixa atrás de si um sem número de publicações importantíssimas na área da linguística, amigos devotados, alunos apaixonados e familiares queridos. Sem medo de cair no clichê, Martelotta entra agora para o hall dos imortalizados por seu trabalho, dedicação e amor, características com as quais sempre tratou sua profissão. A Equipe Mapittom entristece-se e solidaris

Eu odeio o Superman

B"H  Olá galera viciada em quadrinhos (digo isso porque nem todo nerd é)! Resolvi escrever esse manifesto anti-Superman por algum motivo que não me lembro... Em fim... EU ODEIO O SUPERMAN!!! Vários são os motivos pra isso mas acho que não é tolice dizer que ele me lembra os bullies do colégio. Ele se sente o bom, o gostoso, o inteligente, o sábio, etc... Ele não é nada além de alguns quilos de carne criptoniana. Ele não seria nada sem o nosso Sol amarelo e quentinho (eufemismo é ótimo) pra lhe dar alguns poderes. Além disso ele se acha melhor do que todo mundo. Inclusive eu o culpo por Lex Lutor ser um psicopata/sociopata. Ele é um imbecil que olha todo mundo de cima (literalmente, porque tem essa mania besta de ficar voando por ai). Eu prefiro muito mais o Batman. Claro! Ele sabe que é doido, (e ele é mesmo) e não se sente culpado nunca. Ele é sociopata mas sente orgulho disso. Não tem nenhum dom especial além de ser um nerd completo e absoluto que quer que o mundo se ex

Um rápido olhar em "Entrevista com o Vampiro"

B"H Olá galera fiel que curte o Mapittom!!! Estive por um tempo pensando o que deveria escrever para esse post que é o centésimo do blog (incluindo as páginas). Realmente não conseguia pensar em nada e não escrevi nada até agora. Estes três últimos dias me iluminaram para um assunto que poderia fazer jus a esse número. Vampiros!!! Na verdade este é um assunto que fascina tanto a mim quanto a Mikhaella, mas quase não foi abordado ainda. O que farei aqui é uma resenha unindo livro e filme. Na verdade é bastante difícil descrever este texto porque não é nem uma resenha tradicional nem um ensaio. Vejamos o que sai! Minha vontade de escrever sobre Entrevista com o Vampiro  surgiu há três dias quando comecei a lê-lo. Eu sempre conheci a história das Crônicas Vampirescas de Anne Rice e já tinha visto o filme algumas vezes. Confesso que apesar de as histórias de vampiros normalmente me fascinarem eu nunca tinha tido muito entusiasmo para ler a série. Protelei algum tempo até que