B"H
Olá pessoal!
Eu não pretendia fazer mais nenhuma resenha esta semana mas estou abrindo uma exceção (palavra difícil de se escreve, caramba! O.O). Minha professora de psicologia da educação sugeriu que nossa turma visse o filme "Spring Summer Fall Winter And Spring" (Primavera Verão Outono Inverno e Primavera) e pensasse sobre algumas questões abordadas em sala de aula. Pois bem, acabei de ver o filme e resolvi escrever essa resenha.
A história se passa toda em um mosteiro flutuante localizado em um vale profundo com um lago e fontes. A fotografia é belíssima e o cenário é deslumbrante e simples. Lá vive um menino e seu mestre (o filme não apresenta o nome de nenhuma personagem. O filme é dividido por estações que representam também os vários estágios da vida do menino e consequentemente de seu mestre. O filme é quase todo construído sem falas (mas não se assustem, tem o suficiente) e com pouca trilha sonora. A medida que o tempo passa o menino vai descobrindo o significado da vida e de seus ciclos, de uma forma dolorosa e modestamente chocante. É uma história linda, comovente, cheia de simbolismos e filosofia budistas. Infelizmente o homem que não conhece os significados de tais símbolos não compreenderá profundamente o que se quer passar (este é o meu caso) mas mesmo assim se deparará com uma torrente de emoções, às vezes perturbadoras, que tenta mostrar (e na minha opinião consegue) o homem como ele realmente é.
Sugiro que você assista sozinho e de preferência em um lugar calmo onde possa fazer do filme uma espécie de meditação. Se você não se apressar em tentar entender tudo vai com certeza levar muito tempo remoendo a história (como sei que vai acontecer comigo) e meditando em seus significados.
Resumindo, é um filme sublime e perturbador, capaz de te manter calmo mesmo nos momentos mais sombrios. Vejam! Eu recomendo mesmo!
Comentários
Postar um comentário
B"H
Obrigado por comentar. O mais breve possível sua mensagem será incorporada ao blog.