Pular para o conteúdo principal

O Morro dos Ventos Uivantes

Olá pessoal! Cá estou eu novamente pra falar de mais uma obra literária.
O livro em questão hoje é um dos quais, sem sombra de dúvida, você também já deve ter ouvido falar. Confesso que já estava um pouco aterrorizada com a história quando a peguei para ler (credito todo esse mérito ao Ariel!), o que de certa forma ajudou um pouco com o choque que você leva ao ver o “quão leve é esse livro” para uma história de “amor”. É uma obra que mexe de tal forma com seus leitores que seria praticamente criminoso adjetivá-la de outra forma que não fosse: Impressionante. É “O Morro dos Ventos Uivantes”, único romance da escritora Emily Brontë. Infelizmente ele (e ela) foi mal interpretado na época (porque é óbvio, parece que é impossível dar o devido crédito à pessoa enquanto está viva!) mesmo sendo publicado no ano de 1847, com o pseudônimo de Ellis Bell.
Details

“O Morro dos Ventos Uivantes” é sem sombra de dúvida um clássico da literatura inglesa e um ícone dos romances góticos, tendo resultado já em inúmeras adaptações para o cinema, novela, ópera e inclusive numa música, “Wuthering Heights” (nome original da obra), escrita e interpretada por Kate Bush.
A história começa basicamente quando o sr. Lockwood, que aluga a propriedade Thrushcross Grange, em Gimmerton, Yorkshire, Inglaterra, resolve fazer uma visita social ao seu senhorio e também vizinho, Sr. Heathcliff, personagem de maior destaque na história. Ao chegar lá, fica de tal modo impressionado com as condições, maneiras e relacionamento dos habitantes daquela propriedade (Morro dos Ventos Uivantes), que pede a Ellen, sua governanta e principal testemunha dos acontecimentos, que lhe conte suas histórias, principalmente a de Heathcliff. E é aí que de fato a trama é exposta. Usando como recurso a técnica do flashback, ela conta a história retornando a partir da infância de Heathcliff, narrando acontecimentos que vão desde a sua chegada na família Earnshaw, família que o “adota”, sua evolução junto aos outros personagens e culminando no trágico final.
Muito bem, agora que chegou a hora de dizer como foi o meu contato com essa obra, o que farei é justamente reafirmar o já que foi dito anteriormente: É uma obra definitivamente impressionante. Agora, de todas as palavras que eu poderia escolher para caracterizá-la, você muito provavelmente deve estar se perguntando porque eu resolvi usar esta palavra tão genérica já que a intenção é dar corpo a ela, será que não deveria ser algo mais substancial? Não! E foi justamente essa característica genérica que me levou a escolher esse termo (estranho não?). Acontece, que é exatamente essa a maneira como você se sente diante desta leitura, que é em suma comovente. Um livro sobre o qual ouso dizer que é praticamente impossível ler e permanecer impassível. Um livro que narra personagens perturbadoramente reais, os quais você ora ama, ora despreza, ora tem empatia e ora odeia. Tudo isso colocando num mesmo plano fatores como: egoísmo, amor, ódio, vingança, vida e morte com uma intensidade tão grande que chega até ser asfixiante. É uma obra ligada basicamente pela tragédia e com doses cavalares de ironia, se me permite dizer, onde um “amor” que chega de certa forma a vencer as barreiras da morte não consegue vencer fatores como egoísmo e status social. Porém, o que, de tudo exposto aqui, a meu ver é o que fica mais evidente, principalmente quando eu penso na história como um todo, é que o destino daquelas personagens, por mais trágico que tenha sido, foi definido por elas mesmas. De todos os problemas o real obstáculo que existiu para que suas vidas fossem plenas foram elas mesmas, mostrando quão enorme é a capacidade que as pessoas tem de destruir a sua própria felicidade, maculando inclusive um sentimento que em tese só faria bem. É uma obra para, sem dúvida alguma, colocar em xeque fatores como certo e errado. Uma leitura recomendadíssima, principalmente se você ama personagens densos assim como eu.
Encerrarei agora com trechos de enorme “ternura” de Heathcliff e Catherine que, acredito, demonstram bem o tamanho da intensidade dos seus sentimentos um pelo outro e a ironia de que falei.

Catherine Earnshaw, enquanto eu viver não descansarás em paz! Disseste que te matei. Pois então assombra-me a existência! Os assassinados costumam a assombrar a vida dos seus assassinos, e eu tenho a certeza de que os espíritos andam pela terra. Toma a forma que quiseres, mas vem para junto de mim e enlouquece-me! Não me deixes só neste abismo onde não te encontro! Oh! Meu Deus! É indescritível a dor que sinto! Como posso eu viver sem a minha vida?! Como posso viver sem a minha alma?!” (Heathcliff)

Gostaria de retê-lo – prosseguiu ela, com amargura -, até que nós dois morrêssemos! Que me importa o que você sofreria? Não dou importância aos seus sofrimentos. E por que não sofreria? Eu sofro!” (Catherine Earnshaw)

Obs: A quem possa interessar, a canção Wuthering Heights foi regravada pelo grupo Angra em 1993. Basta dar uma chegadinha no youtube se quiser conferir.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu odeio o Superman

B"H  Olá galera viciada em quadrinhos (digo isso porque nem todo nerd é)! Resolvi escrever esse manifesto anti-Superman por algum motivo que não me lembro... Em fim... EU ODEIO O SUPERMAN!!! Vários são os motivos pra isso mas acho que não é tolice dizer que ele me lembra os bullies do colégio. Ele se sente o bom, o gostoso, o inteligente, o sábio, etc... Ele não é nada além de alguns quilos de carne criptoniana. Ele não seria nada sem o nosso Sol amarelo e quentinho (eufemismo é ótimo) pra lhe dar alguns poderes. Além disso ele se acha melhor do que todo mundo. Inclusive eu o culpo por Lex Lutor ser um psicopata/sociopata. Ele é um imbecil que olha todo mundo de cima (literalmente, porque tem essa mania besta de ficar voando por ai). Eu prefiro muito mais o Batman. Claro! Ele sabe que é doido, (e ele é mesmo) e não se sente culpado nunca. Ele é sociopata mas sente orgulho disso. Não tem nenhum dom especial além de ser um nerd completo e absoluto que quer que o mundo se ex

O Adeus ao Professor Mario Martelotta

B"H Faleceu na noite de ontem um dos mais importantes linguístas do Brasil, o Prof ° Dr° Mario Eduardo Toscano Martelotta. Termina então a luta ferrenha que o professor vinha travando contra um linfoma já há alguns meses. Martelotta não foi apenas um professor de linguística brilhante, pesquisador exemplar e amigo querido, foi o responsável por dezenas, se não centenas, de jovem graduandos que se apaixonaram por linguística, dentre os quais se inclui este que vos fala. Martellota vai deixar uma lacuna dolorosa no corpo docente da Faculdade de Letras da UFRJ, seu habitat natural e onde montou sua história acadêmica. Deixa atrás de si um sem número de publicações importantíssimas na área da linguística, amigos devotados, alunos apaixonados e familiares queridos. Sem medo de cair no clichê, Martelotta entra agora para o hall dos imortalizados por seu trabalho, dedicação e amor, características com as quais sempre tratou sua profissão. A Equipe Mapittom entristece-se e solidaris

Um rápido olhar em "Entrevista com o Vampiro"

B"H Olá galera fiel que curte o Mapittom!!! Estive por um tempo pensando o que deveria escrever para esse post que é o centésimo do blog (incluindo as páginas). Realmente não conseguia pensar em nada e não escrevi nada até agora. Estes três últimos dias me iluminaram para um assunto que poderia fazer jus a esse número. Vampiros!!! Na verdade este é um assunto que fascina tanto a mim quanto a Mikhaella, mas quase não foi abordado ainda. O que farei aqui é uma resenha unindo livro e filme. Na verdade é bastante difícil descrever este texto porque não é nem uma resenha tradicional nem um ensaio. Vejamos o que sai! Minha vontade de escrever sobre Entrevista com o Vampiro  surgiu há três dias quando comecei a lê-lo. Eu sempre conheci a história das Crônicas Vampirescas de Anne Rice e já tinha visto o filme algumas vezes. Confesso que apesar de as histórias de vampiros normalmente me fascinarem eu nunca tinha tido muito entusiasmo para ler a série. Protelei algum tempo até que