Pular para o conteúdo principal

Coisificação do Homem

B"H
Esse provavelmente será o post mais chato de todos deste blog, isso porque nossos assuntos prediletos não serão tema dele. Quero falar um pouquinho sobre um conceito já muito discutido em literatura e poesia que é a "coisificação do homem". Esse post é direcionado para quem tem interesse nessa área, de pensar sobre o humano e buscar meios de mudar a sociedade.
Hoje na aula de psicologia da educação eu me deparei com um assunto já amplamente estudado na Faculdade de Letras, mais especificamente na literatura e teoria literária. A "coisificação do homem". A diferença é que a professora resolveu dar a aula em uma dinâmica de grupo em que todos deveriam falar um pouco sobre "Delicadeza" como exposto pela autora Maria Rita Kehl em seu artigo para o livro A condição humana, as aventuras do homem em tempos de mutações, exemplificando com um acontecimento vivido por cada um. Dentre todas as histórias a que mais me chocou (mexeu tanto comigo que estou aqui escrevendo para vocês) foi a da minha colega Regiane, que fez hebraico comigo na UFRJ.
Há alguns anos atrás (não sei precisar quantos) Regiane estudava no Pedro II. Para quem não conhece esse colégio é cercado por vários morros. Durante um período de tempo tornou-se costume que as crianças dos morros descessem para a porta do colégio para roubarem o lanche dos alunos. Por isso os pais passaram a levar seus filhos até dentro do colégio. Num desses dias, durante a entrada, quando o colégio estava cheio de pais e alunos, aconteceu um tiroteio num posto de gasolina perto do colégio e uma criança foi baleada. O colégio entrou em desespero porque a criança estava com o uniforme do Pedro II e os pais não eram achados na multidão. O próprio guarda do colégio começou a chorar dizendo que ele mesmo tinha filhos e que poderia ter sido um deles, e procurava os pais do menino. Como o tiroteio não parava todos estavam apavorados demais para irem até o garoto mas o guarda conseguiu sair e descobrir que o menino era morador de um dos morros e não aluno do colégio. Aliviado ele voltou para lá dizendo pra não se preocuparem que a criança não era aluna e que era um menino da favela que com certeza ganhara o uniforme usado. Não era responsabilidade do colégio. Todos se acalmaram menos uma médica do posto de dentro do  colégio que saiu correndo pedindo ajuda e gritando: "pelo amor de D´s acudam! É UMA CRIANÇA!"
Ninguém fez nada, só ela e quem estava na rua.
Confesso que fiquei chocado. A que ponto chegamos e para onde estamos indo? O ser humano virou o que? Nada! O homem hoje vale a roupa que usa, o carro que dirige, o cargo no trabalho, a conta no banco, o nome que carrega e, por que não? o uniforme que veste.
Pense um pouco sobre isso e reflita como você pode mudar o mundo hoje.

(Ils cassent le monde)
Eles quebram o mundo


Eles quebram o mundo
Em pedacinhos
Eles quebram o mundo
A marteladas
Para mim não faz diferença
Não faz diferença alguma
Ainda me sobra muito
Ainda sobra muito pra mim
Basta que eu ame
Uma pena azul
Uma trilha de areia
Uma ave assustada
Basta que eu ame
Um ramo frágil de erva
Uma gota de orvalho
Um grilo do campo
Eles podem quebrar o mundo
Em pedacinhos
Ainda me sobra muito
Terei sempre um pouco de ar
Um filete de vida
Uma nesga de luz no olhar
E o vento nas urtigas
E mesmo se, mesmo
Se me prenderem
Ainda me sobra muito
Ainda sobra muito pra mim
Basta que eu ame
Esta pedra corroída
Estes ganchos de ferro
Onde um pouco de sangue se demora
Eu amo, eu amo
A madeira gasta da minha cama
O estrado e o colchão de palha
A poeira do sol
Amo o postigo que se abre
Os homens que entraram
Que avançam, que me levam
A reencontrar a vida do mundo
A reencontrar a cor
Amo este par de altas traves
Esta lâmina triangular
Estes senhores vestidos de preto
É minha festa e me orgulho
Eu amo, eu amo
Este cesto cheio de farelo
Onde vou pousar a cabeça
Oh, eu amo deveras
Basta que eu ame
Um raminho de erva azul
Uma gota de orvalho
Um amor de ave assustada
Eles quebram o mundo
Com seus maciços martelos

Ainda me sobra muito
Ainda sobra muito pra mim, meu coração.
(Boria Vian)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Adeus ao Professor Mario Martelotta

B"H Faleceu na noite de ontem um dos mais importantes linguístas do Brasil, o Prof ° Dr° Mario Eduardo Toscano Martelotta. Termina então a luta ferrenha que o professor vinha travando contra um linfoma já há alguns meses. Martelotta não foi apenas um professor de linguística brilhante, pesquisador exemplar e amigo querido, foi o responsável por dezenas, se não centenas, de jovem graduandos que se apaixonaram por linguística, dentre os quais se inclui este que vos fala. Martellota vai deixar uma lacuna dolorosa no corpo docente da Faculdade de Letras da UFRJ, seu habitat natural e onde montou sua história acadêmica. Deixa atrás de si um sem número de publicações importantíssimas na área da linguística, amigos devotados, alunos apaixonados e familiares queridos. Sem medo de cair no clichê, Martelotta entra agora para o hall dos imortalizados por seu trabalho, dedicação e amor, características com as quais sempre tratou sua profissão. A Equipe Mapittom entristece-se e solidaris

Eu odeio o Superman

B"H  Olá galera viciada em quadrinhos (digo isso porque nem todo nerd é)! Resolvi escrever esse manifesto anti-Superman por algum motivo que não me lembro... Em fim... EU ODEIO O SUPERMAN!!! Vários são os motivos pra isso mas acho que não é tolice dizer que ele me lembra os bullies do colégio. Ele se sente o bom, o gostoso, o inteligente, o sábio, etc... Ele não é nada além de alguns quilos de carne criptoniana. Ele não seria nada sem o nosso Sol amarelo e quentinho (eufemismo é ótimo) pra lhe dar alguns poderes. Além disso ele se acha melhor do que todo mundo. Inclusive eu o culpo por Lex Lutor ser um psicopata/sociopata. Ele é um imbecil que olha todo mundo de cima (literalmente, porque tem essa mania besta de ficar voando por ai). Eu prefiro muito mais o Batman. Claro! Ele sabe que é doido, (e ele é mesmo) e não se sente culpado nunca. Ele é sociopata mas sente orgulho disso. Não tem nenhum dom especial além de ser um nerd completo e absoluto que quer que o mundo se ex

Um rápido olhar em "Entrevista com o Vampiro"

B"H Olá galera fiel que curte o Mapittom!!! Estive por um tempo pensando o que deveria escrever para esse post que é o centésimo do blog (incluindo as páginas). Realmente não conseguia pensar em nada e não escrevi nada até agora. Estes três últimos dias me iluminaram para um assunto que poderia fazer jus a esse número. Vampiros!!! Na verdade este é um assunto que fascina tanto a mim quanto a Mikhaella, mas quase não foi abordado ainda. O que farei aqui é uma resenha unindo livro e filme. Na verdade é bastante difícil descrever este texto porque não é nem uma resenha tradicional nem um ensaio. Vejamos o que sai! Minha vontade de escrever sobre Entrevista com o Vampiro  surgiu há três dias quando comecei a lê-lo. Eu sempre conheci a história das Crônicas Vampirescas de Anne Rice e já tinha visto o filme algumas vezes. Confesso que apesar de as histórias de vampiros normalmente me fascinarem eu nunca tinha tido muito entusiasmo para ler a série. Protelei algum tempo até que