Pular para o conteúdo principal

Barba, kipá, trocadores de van e ponte Rio Niterói

B"H

Você já saiu de casa um dia e reparou que era o centro gravitacional do mundo? Sério, isso já deve ter acontecido com você antes. É claro que sempre existe algum fator relevante envolvido no caso, como: a sua roupa cara, sua nova cor de cabelo ou algo do gênero. O problema é que às vezes esse fator pode ser alguma coisa não interessante. Eu vivo isso cada vez que saio na rua, e por um motivo nada legal. Barba. Eu tenho barba. Eu tenho uma barba de uns quatro dedos abaixo do queixo. Sinceramente não entendo o que pode haver de errado com um cara que resolve ter uma barba. Eu fico olhando esses caras que pintam o cabelo de louro apesar de serem negros ou bastante morenos. Eu fico imaginando se alguém zoa a cara deles na rua. Na minha opinião isso é a morte do bom gosto mas isso é o que EU ACHO, não tenho nada haver com isso. Acho que ninguém se atreve a zombar da cara deles porque as pessoas tem medo de levarem um tiro no meio da cara. Aqui no Rio de Janeiro é assim. A merda é que eu não consigo NUNCA sair de casa sem ser apontado, zombado, xingado ou coisa que o valha. Pra deixar a coisa toda mais surreal ainda a maioria das pessoas que riem da minha cara são trocadores de van (na sua grande maioria criaturas expelidas do inferno) alunos de colégio público de baixa renda (isso não é preconceito, eu sempre estudei em colégio público) e empregados de oficina mecânica. Osama é o xingamento preferido de todos eles. Hoje um cara perto de casa (trocador de van ¬¬) foi o milionésimo a me dar esta alcunha.
Eu achei que meu kipá afugentaria esse tipo de idiota mas acho que ele já perdeu o efeito. Me lembro que há alguns anos atrás as pessoas tinham medo de mim na rua. Achavam que eu era terrorista ou alguma coisa assim. Lembro de uma vez que estava indo para Niterói (acho que ia na casa de um amigo) e peguei um ônibus muito entupido na Rodoviário Novo Rio. Eu não consegui passar da roleta até que o ônibus já tivesse na ponte Rio Niterói. Na época eu era chassídico (usava um kaftan preto que ia quase até o pé, usava peyot e chapéu), hoje não sou mais. Pra desgraça não ser pequena eu estava com um bolo dentro de um saco preto, ninguém além de mim sabia o que era aquilo. Nunca vi uma viagem de ônibus mais silenciosa do que aquela, ainda mais num ônibus lotado. Lembro que fui meio mal educado, apesar de não ser do meu feitio. Eu não conseguia me segurar então pedi (de uma forma um pouco imperiosa) para que um cara que estava sentado segurasse o embrulho pra mim. Ele concordou sem olhar pra minha cara. Na verdade ele não olhava pra lugar nenhum a não ser pra frente. Deve ter tido um baita torcicolo. A viagem seguiu tranqüila até a Ilha de Mocanguê. Esse é o primeiro ponto de ônibus depois da subida da ponte. E foi ai que eu me surpreendi. Quase todas as pessoas desceram. O problema é que a Ilha é da Marinha e não tem nada lá a não ser um quartel.
Coisas assim aconteciam comigo nos anos que se seguiram ao 11 de setembro. Às vezes era engraçado, às vezes era triste, mas em todas era constrangedor. Engraçado como agora eu sinto falta daquela época. Ao menos eu não era xingado. As pessoas tinham medo de mim. Lembro de uma vez que um cara me viu no ponto de ônibus e começou a gritar de dentro da van (esse era passageiro): "Cuidado! Ele tem uma bomba!". Naquele instante eu comecei a ver meu império do medo ruir igual ao de Sadam Hussein.
Queria ser o Magneto dos Xman para achatar essas vans com esses caras dentro. Pena que D´s não dá assas a cobra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Adeus ao Professor Mario Martelotta

B"H Faleceu na noite de ontem um dos mais importantes linguístas do Brasil, o Prof ° Dr° Mario Eduardo Toscano Martelotta. Termina então a luta ferrenha que o professor vinha travando contra um linfoma já há alguns meses. Martelotta não foi apenas um professor de linguística brilhante, pesquisador exemplar e amigo querido, foi o responsável por dezenas, se não centenas, de jovem graduandos que se apaixonaram por linguística, dentre os quais se inclui este que vos fala. Martellota vai deixar uma lacuna dolorosa no corpo docente da Faculdade de Letras da UFRJ, seu habitat natural e onde montou sua história acadêmica. Deixa atrás de si um sem número de publicações importantíssimas na área da linguística, amigos devotados, alunos apaixonados e familiares queridos. Sem medo de cair no clichê, Martelotta entra agora para o hall dos imortalizados por seu trabalho, dedicação e amor, características com as quais sempre tratou sua profissão. A Equipe Mapittom entristece-se e solidaris

Eu odeio o Superman

B"H  Olá galera viciada em quadrinhos (digo isso porque nem todo nerd é)! Resolvi escrever esse manifesto anti-Superman por algum motivo que não me lembro... Em fim... EU ODEIO O SUPERMAN!!! Vários são os motivos pra isso mas acho que não é tolice dizer que ele me lembra os bullies do colégio. Ele se sente o bom, o gostoso, o inteligente, o sábio, etc... Ele não é nada além de alguns quilos de carne criptoniana. Ele não seria nada sem o nosso Sol amarelo e quentinho (eufemismo é ótimo) pra lhe dar alguns poderes. Além disso ele se acha melhor do que todo mundo. Inclusive eu o culpo por Lex Lutor ser um psicopata/sociopata. Ele é um imbecil que olha todo mundo de cima (literalmente, porque tem essa mania besta de ficar voando por ai). Eu prefiro muito mais o Batman. Claro! Ele sabe que é doido, (e ele é mesmo) e não se sente culpado nunca. Ele é sociopata mas sente orgulho disso. Não tem nenhum dom especial além de ser um nerd completo e absoluto que quer que o mundo se ex

Um rápido olhar em "Entrevista com o Vampiro"

B"H Olá galera fiel que curte o Mapittom!!! Estive por um tempo pensando o que deveria escrever para esse post que é o centésimo do blog (incluindo as páginas). Realmente não conseguia pensar em nada e não escrevi nada até agora. Estes três últimos dias me iluminaram para um assunto que poderia fazer jus a esse número. Vampiros!!! Na verdade este é um assunto que fascina tanto a mim quanto a Mikhaella, mas quase não foi abordado ainda. O que farei aqui é uma resenha unindo livro e filme. Na verdade é bastante difícil descrever este texto porque não é nem uma resenha tradicional nem um ensaio. Vejamos o que sai! Minha vontade de escrever sobre Entrevista com o Vampiro  surgiu há três dias quando comecei a lê-lo. Eu sempre conheci a história das Crônicas Vampirescas de Anne Rice e já tinha visto o filme algumas vezes. Confesso que apesar de as histórias de vampiros normalmente me fascinarem eu nunca tinha tido muito entusiasmo para ler a série. Protelei algum tempo até que